A FASUBRA Sindical entra Campanha Outubro Rosa 2013 para alertar as mulheres e homens sobre a prevenção ao câncer de mama. Para quem não sabe, e teima em deixar sempre para amanhã os exames que detectam a doença, em 2012 foram diagnosticados aproximadamente 52.680 novos casos da doença, e 12.852 pessoas vieram a óbito, sendo 147 homens e 12.705 mulheres.
Diante dos números, reproduzimos aqui informações do Instituto Nacional do Câncer, para você mulher, e você homem, conhecerem o que é e o que pode ser feito para evitar a doença.
O que é câncer de mama?
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum nas mulheres no Brasil. Também pode ocorrer nos homens, mas é mais raro. É uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno. O câncer de mama tem cura, se descoberto no início.
Como é possível descobrir a doença cedo?
Por meio da realização de alguns exames, principalmente do exame clínico das mamas e da mamografia. Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve realizar o exame clínico das mamas e mamografia anualmente. Além disso, toda mulher entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia mesmo que não tenha sintomas. O risco de câncer de mama aumenta com a idade e o diagnóstico precoce aumenta a chance de cura do câncer
de mama.
O que é o exame clínico das mamas?
É o exame em que o médico ou enfermeiro observa e apalpa as mamas de sua paciente na busca de nódulos ou outras alterações.
O que é mamografia?
É uma radiografia das mamas, realizada por um equipamento chamado mamógrafo. É feita uma compressão das mamas para visualizar pequenas alterações o que permite descobrir o câncer de mama quando o tumor ainda é bem pequeno.
E as mulheres com história familiar de câncer de mama?
Uma parte delas tem herança genética e, por isso, é importante que procurem o médico para avaliar seu risco de desenvolver a doença. A mulher com mãe, irmã ou filha que teve câncer de mama antes dos 50 anos, ou câncer de ovário, deve, a partir dos 35 anos, realizar o exame clínico das mamas e a mamografia uma vez por ano.
Como a mulher pode perceber a doença?
O câncer de mama pode ser percebido pela mulher como um caroço, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar vermelha ou parecida com uma casca de laranja ou surgirem alterações no bico do peito, o mamilo. Também podem aparecer pequenos caroços na região embaixo dos braços, nas axilas. Lembre-se de que nem sempre essas alterações são sinais de câncer de mama. Se observar alguma alteração a mulher deve procurar imediatamente uma unidade básica de saúde ou Ambulatório Saúde da Mulher.
O que mais a mulher pode fazer para se cuidar?
Existem ações que podem reduzir as chances de se ter várias doenças, inclusive o câncer:
Tenha uma alimentação saudável e equilibrada com frutas, legumes e
verduras;
Procure controlar seu peso corporal, principalmente depois da menopausa;
Pratique atividades físicas;
Não fume;
Não consuma bebidas alcoólicas;
Converse com seu médico, caso você precise se submeter à reposição hormonal.
Fonte: Fasubra.
Texto de Abertura: ASCOM FASUBRA.