Em defesa do ensino superior público, FASUBRA acompanha audiência sobre cortes no orçamento da Ciência e Tecnologia

Investimentos no setor caíram de R$ 8,4 bilhões em 2014 para R$ 3,2 bilhões este ano. Para 2018, o programado é ainda menor, de R$ 2,7 bilhões.

A FASUBRA Sindical acompanhou na manhã de terça-feira, 10, a audiência pública que discutiu a queda no orçamento público para Ciência e Tecnologia e as consequências para o desenvolvimento do País, na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, da Câmara dos Deputados. Representaram a Federação os coordenadores Ângela Targino, Lucivaldo Alves e Lázaro Rodrigues.

Pesquisadores brasileiros entregaram ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, um abaixo-assinado com mais de 80 mil assinaturas, da campanha “Conhecimento sem Cortes”, contra os cortes de orçamento.

De acordo com a Agência Câmara Notícias, a comunidade científica afirma que o orçamento de investimentos do setor passou de R$ 8,4 bilhões em 2014 para R$ 3,2 bilhões este ano. Para 2018, o programado é ainda menor, de R$ 2,7 bilhões.

Deputados e convidados afirmaram que os cortes decorrem da emenda constitucional que fixou um teto de gastos para o país pelos próximos 20 anos, enquanto o pagamento da dívida pública não sofre interrupções. Eles também defenderam a manutenção do ensino superior público.

Com informações: Agência Câmara Notícias

Assessoria de Comunicação FASUBRA Sindical