Parlamentares apoiam a greve da FASUBRA

BANNER_GREVE

Pedido de audiência pública à Comissão de Educação da Câmara solicita análise das condições de trabalho dos trabalhadores técnico-administrativos

Por Luciana Castro

Os esforços do Comando Nacional de Greve (CNG) da FASUBRA Sindical em busca de apoio parlamentar têm alcançado resultados positivos. Foram vários dias em que integrantes do CNG visitaram gabinetes de senadores e deputados no Congresso Nacional. Na ocasião foram entregues o Memorial da Greve dos trabalhadores técnico-administrativos em educação – documento que contém os ofícios e documentos da greve – que relata as tentativas de negociação com o governo federal, e a carta aos parlamentares.

Requerimento ao Senado Federal

O senador Paulo Paim – PT/RS encaminhou ao presidente da Comissão Permanente de Direitos Humanos e Legislação Participativa requerimento para realização de audiência pública para o dia 15 de julho. Segundo o documento, o tema para debate é a “Valorização da Educação e dos Trabalhadores de Educação”.

Pronunciamento de parlamentares à Câmara de Deputados

Segundo a assessoria de comunicação da deputada federal Alice Portugal – PCdoB / BA, foi aprovado no dia 1 de julho, pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados a realização de audiência pública para discutir a greve e o papel dos trabalhadores nas universidades brasileiras.

Convidados: o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro; o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa; o coordenador da FASUBRA Sindical; e o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), reitor Targino de Araújo Filho.

A deputada federal Margarida Salomão –PT/MG e o deputado Paulo Pimenta – PT/RS, enviaram um requerimento à Comissão de Educação da Câmara dos Deputados para realização de uma audiência pública. Segundo o documento, o objetivo é analisar as condições de trabalho dos servidores das instituições federais de ensino (IFES), além de estabelecer uma rodada de diálogos e avaliações sobre a atual greve em andamento nas instituições, no intuito de retomar a normalidade do seu funcionamento e garantir a valorização dos trabalhadores.

O deputado federal Edmílson Rodrigues – PSOL/PA, falou sobre a insatisfação de alunos, professores e trabalhadores técnico-administrativos em educação com a “precarização das universidades e a escassez de investimentos”.

Chico Alencar, deputado federal do PSOL/RJ, declarou que “o movimento grevista clama pelo reajuste salarial, pela reestruturação das carreiras universitárias e pelo aumento de investimentos nas federais”.

Pronunciamento de parlamentares ao Ministério da Educação

O deputado federal Weliton Prado – PT/MG, sugeriu ao ministro da Educação “providências urgentes com vistas ao atendimento das reivindicações, por melhores salários em cumprimento dos acordos feitos em 2012 e ainda não concretizados”.

Jerônimo Georgen deputado federal – PP/RS, encaminhou ao ministro da Educação o documento da FASUBRA Sindical sobre a greve.

Documentos disponíveis para conhecimento  no Informe de Greve nº 01 de julho, aqui!

Outros documentos serão disponibilizados no próximo Informe de Greve

Em protesto na entrada da UFMA, técnico-administrativos pedem reposição salarial e melhorias para Educação Pública