24 DE JANEIRO | MENSAGEM DO SINTEMA AOS TRABALHADORES APOSENTADOS

A diretoria do Sintema – gestão Sindicato é Pra Lutar – parabeniza todos os aposentados que integram a categoria pela passagem do Dia 24 de janeiro, Dia do Aposentado. Esta data foi criada em homenagem à instituição da primeira lei brasileira destinada à previdência social, em 24 de janeiro de 1923, pelo então presidente Artur Bernardes: a Lei Eloy Chaves. O Decreto de Lei nº 6.926/81 determinou o dia 24 de janeiro como o Dia Nacional dos Aposentados no Brasil.

O Sintema tem desenvolvido ao longo dos últimos anos uma luta diária em defesa desta parcela significativa da categoria. Os aposentados de hoje, foram os trabalhadores de ontem que tanto se doaram pela universidade ao longo das últimas décadas. A batalha em defesa da manutenção de direitos não tem sido nada fácil, visto que, a política de arrocho salarial e retirada de direitos tem sido mais intensa por parte do Governo a cada ano que passa.

Este é o primeiro Dia dos Aposentados após a vigência das alíquotas de contribuição dos servidores federais aprovadas na ‘reforma’ da Previdência do governo Bolsonaro. Sancionada em novembro de 2019, a reforma (EC 103/2019) implementou as novas alíquotas em março do ano passado. A partir da EC 103, a contribuição previdenciária dos servidores foi escalonada de acordo com a faixa de valores dos vencimentos, variando entre 7,5% a 22%.

Além dos efeitos da reforma da Previdência, o Dia dos Aposentados deste ano chega sob o impacto da covid-19, que atinge mais os idosos.

ENCONTRO NACIONAL DE APOSENTADOS

A pandemia também impediu as tradicionais manifestações que centrais sindicais e sindicatos, como o SINTEMA, realizam todos os anos para celebrar a data, defender a Previdência Social e cobrar do governo o atendimento às demandas do segmento.

A FASUBRA Sindical realiza nos próximos dias 28 e 29 de janeiro (quinta e sexta-feira) o “Encontro Nacional de Aposentados (as), Aposentandos (as) e Pensionistas”. O evento será online, por meio de plataforma virtual, com transmissão pelo Facebook e Youtube da Federação. No dia 28/1 será das 14h às 18h. Já no dia 29/1 será das 14h às 18h30 e fará parte do Fórum Social Mundial (FSM). Em breve divulgaremos a plataforma do encontro.

Entre os temas estão: saúde física e mental na pandemia; resgate histórico dos aposentados/as da FASUBRA; inclusão digital na terceira idade e direitos dos aposentados/as e aposentandos/as com as reformas do governo Bolsonaro.