CONQUISTA | Sintema participa da instalação da Comissão Interna de Supervisão da Carreira (CIS)

A Direção do Sintema, gestão “Sindicato é pra Lutar”, reuniu-se com a pró-reitora de Recursos Humanos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Elisa Lago, na manhã desta terça-feira, 4 de junho, para instalação da Comissão Interna de Supervisão da Carreira dos Técnico-administrativos em Educação, a CIS. A reivindicação, histórica, se concretizou após requerimento do sindicato junto a professora Nair Portela, reitora da UFMA.

Na Portaria GR n.º 203/2019, que constituiu a CIS, a universidade considera o artigo 22 da Lei nº 11.091/2005, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE), e Ofício remetido pelo SINTEMA solicitando a implantação da comissão.

Compete à CIS, fiscalizar e avaliar a implantação do Plano de Carreiras – PCCTAE; propor alterações a Comissão Nacional de Supervisão da Carreira; apresentar proposta e fiscalizar o Plano de Desenvolvimento de Pessoal da universidade (programas de capacitação, qualificação, avaliação, dimensionamento, etc.); acompanhar o processo de identificação dos ambientes organizacionais, dentre outros.

Compõem a CIS, como titulares, os TAES Ademar Sena de Carvalho; José Jorge Mendes; Ana Paula Martins; e Sônia Maria Baldez que exercerão um mandato de três anos. O regimento interno com as regras de discussão e encaminhamento das ações da CIS será aprovado na primeira reunião da comissão, que deve ocorrer em sala de reuniões localizada na UFMA. São suplentes da CIS, os técnicos João Batista Jansen; Walter de Carvalho Júnior; e Francisca Lopes Nascimento.

Para o presidente do Sintema, Ademar Sena, a data é histórica tanto pela efetivação desse mecanismo de defesa e aperfeiçoamento da Carreira dos técnicos; quanto pelo momento político que o país atravessa. “Quero, em nome de toda a categoria, expressar minha alegria em ver a CIS efetivada, pronta para iniciar seus trabalhos”, frisou.

Para o sindicalista, a CIS é um avanço fruto do diálogo que tem permeado as ações do SINTEMA nos últimos anos. “Temos conversado com todas as correntes políticas que fazem a categoria, com a universidade, com os professores, discentes, enfim, buscando avançar na defesa e promoção da Educação Pública, gratuita, democrática e de qualidade”, finalizou Sena.

A pró-reitora Elisa Lago ressaltou que a CIS chega em uma excelente hora, tendo em vista a necessidade, por exemplo, de reformulação de diversos pontos já obsoletos existentes no PCCTAE. “A CIS tem uma missão importante dentro da UFMA, por isso, desejamos que ela seja produtiva em todas as suas reuniões”, pontuou.

De acordo a pró-reitora, até a nomenclatura e descrição de alguns cargos previstos no PCCTAE precisam de uma reformulação.

Também prestigiaram a instalação da CIS, os servidores Jorge Mendes; Marco Antônio; Carla Gaspar; Francisca Menezes; Walter Júnior; Sônia Baldez; Ana Paula; João Batista Jansen; e Marília Viana.

14 DE JUNHO | Sintema convoca categoria para a Greve Geral dos trabalhadores