Reunião do Fórum dos Servidores Públicos Federais tem presença da FASUBRA

A FASUBRA Sindical participou na terça-feira (25) de reunião na sede da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (CONDSEF), à qual compareceram 15 entidades que compõem o Fórum de Entidades no Serviço Público Federal (FSPFs).

reuniaoforumspfsjunho2506201324

A reunião começou com a apresentação sobre o cenário político atual no país, o processo de mobilização e manifestações pelas principais cidades brasileiras contra o aumento das tarifas do transporte urbano. Em seguida foi aberto debate com a manifestação dos representantes das entidades e os informes de suas categorias, bem como a análise da conjuntura brasileira.

Após os debates foram tiradas as seguintes resoluções:

1) Orientar as entidades para participar em consórcio da ação “amicus curiae” no processo 470 do STF (mensalão), que está sendo impetrado por CONDSEF e SINASEFE;

2) Todo apoio às manifestações e participação das entidades sindicais dos SPF nas mobilizações de rua;

3) 27 de junho: Integrar as manifestações incorporando nossas bandeiras específicas e intensificar a organização pela base para construir um grande dia de mobilização nacional em 27 de junho em todos os estados. Também indica a adequação da participação dos SPF de acordo com as datas que o movimento achar melhor, entre 26 e 28.06, mas buscando priorizar o 27.06. Orientar, ainda, a participação de nossas organizações no Ato Nacional do dia 30.06, no Rio de Janeiro com a final da Copa das Confederações.

4) 11 de julho: Absorver a resolução das Centrais Sindicais fortalecendo essa iniciativa de um protesto nacional dos trabalhadores e construir um Dia de Paralisação Nacional em todo o serviço público federal em 11 de julho.

5) Reivindicações e bandeiras: Combinar as pautas das manifestações e da paralisação nacional do dia 11.07 com nossas pautas específicas, sobretudo o reajuste pela inflação+PIB, paridade entre ativos e aposentados, anulação da reforma da previdência-2003, defesa do direito de greve e negociação coletiva, dentre outras, mas reiterando eixos globais, como: mais verbas para saúde e educação públicas e em defesa dos serviços públicos, contra as privatizações (EBSERH, FUNPRESP, PPP, Estádios e contra o PLP-092/09).

6) Campanha Salarial: As entidades presentes a Brasília em 27.06 devem organizar uma visita ao MPOG, como parte das atividades programadas nesse dia nacional de lutas, e protocolar um pedido de audiência com a Ministra Mirian Belchior exigindo abertura de negociações com o Fórum Nacional para o dia 11 de julho. Proposta de que CONDSEF elabore o texto e organize a atividade com as demais entidades.

7) Repressão militar na UFMG: Encaminhar carta com moção de repúdio contra a ocupação da UFMG por forças militares. A redação deve ser apresentada pelos companheiros da FASUBRA.

Além da FASUBRA Sindical, ANDES-SN, ASFOC-SN, ASMETRO-SN, ASSIBGE-SN, CONDSEF, CSP-CONLUTAS, CTB, FENAJUFE, FENASPS, SINAL, SINASEFE, SINDIFISCO NACIONAL, SINDSPREV-RJ, SINPECPF e UNACON participaram da reunião.

Em protesto na entrada da UFMA, técnico-administrativos pedem reposição salarial e melhorias para Educação Pública