Sintema participa de Mobilização Nacional contra ataques do Governo nesta sexta-feira, 10

Representantes da Diretoria do Sintema e trabalhadores da categoria dos técnico-administrativos em educação da UFMA participaram, na manhã desta sexta-feira, 10, do movimento realizado nacionalmente contra a escalada da redução de direitos sociais e trabalhistas que acontecem no país. A mobilização se deu juntamente com a Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, Central dos Trabalhadores e Trabalhadores do Brasil (CTB), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas), também em reação ao sucateamento do Ensino Público; Serviço Público; demissão imotivada; PDV; entrega das riquezas como o Pré-Sal às petroleiras estrangeiras (Shell, Texaco, etc); Reforma Trabalhista e da Previdência, entre outros.
A manifestação teve início às 5h, na sede da APRUMA (Barragem do Bacanga), com a interdição da Av. dos Portugueses. A partir das 9h, o movimento seguiu para a Av. Cajazeiras, onde dirigentes sindicais utilizaram palavras de ordem para denunciar o desmanche que acomete os direitos trabalhistas e da sociedade em geral. Paralelamente, também houve manifestação na Rua Grande, ainda no Centro da Capital.
O presidente do Sintema, Ademar Sena, reforçou a necessidade de mobilização de toda a sociedade contra os ataques do Governo Federal, lembrando que as novas regras trazidas pela Reforma Trabalhista passam a valer a partir deste sábado, 11. “Um dos pontos permite que o patrão desconte do trabalhador até o tempo usado para “troca de roupa”, abatendo esse tempo de seu salário”, alertou.
As novas regras trabalhistas valerão para todos os contratos de trabalho vigentes, tanto antigos como novos, segundo o Ministério do Trabalho. As alterações mexem em pontos como férias, jornada, remuneração e plano de carreira, além de implantar e regulamentar novas modalidades de trabalho, como o home office (trabalho remoto) e o trabalho intermitente (por período trabalhado).

Aniversariantes de Setembro, em atraso, devem fazer recadastramento até dia 31 de outubro