Sintema reúne-se com o reitor da UFMA e encaminha demandas dos trabalhadores



O Sintema reuniu-se com o reitor da UFMA, professor Natalino Salgado, no último dia 7, para tratar de assuntos relacionados às demandas da categoria, e abrir, oficialmente, o diálogo com a administração da universidade em 2020. O presidente Ademar Sena e o diretor Mariano Azevedo foram recebidos na Reitora, e representaram a entidade no ato.

 

Os sindicalistas iniciaram a reunião solicitando o avanço de demandas que ficaram pendentes na gestão passada. Uma dessas demandas é a disponibilização de um servidor da universidade para atender, exclusivamente, às necessidades administrativas dos técnico-administrativos lotados no Hospital Universitário.

 

O presidente do Sintema, Ademar Sena, explicou ao reitor que com o advento da EBSERH os trabalhadores ligados ao regime jurídico único passaram a ter dificuldades no trâmite de suas solicitações funcionais.

 

O professor Natalino Salgado acatou a reivindicação, e se comprometeu a designar um servidor para o setor.

 

Outro ponto tratado foi a disponibilização, pela universidade, de um espaço dentro da UFMA para abrigar o sindicato, visto que é a única entidade de representação dos trabalhadores que não possui uma sala na Cidade Universitária. “Temos muitas demandas que precisam ser tratadas com maior agilidade, e um espaço dentro da UFMA facilita o acesso do servidor que é associado”, frisa Mariano Azevedo.

 

Os dirigentes também solicitaram a ampliação da representação do SINTEMA nos conselhos universitários deliberativos. Hoje, a entidade participa de todos, mas só tem direito a voto no Conselho de Administração – CONSAD. “É preciso ampliar a participação dos técnicos nos espaços de decisão da universidade, pois a categoria é parte importante da construção do processo ensino-aprendizagem, pesquisa e extensão”, pontuou Ademar Sena.

 

“Também abordamos assuntos relacionados à gestão da Pró-Reitoria de Recursos Humanos da UFMA, área muito demandada pelo sindicato, e que necessita de uma pessoa com perfil técnico e proativa para manter diálogo aberto com a categoria”, destacou o presidente.

 

FUTURE-SE – O presidente do Sintema também informou ao reitor, sobre o posicionamento da categoria em relação ao FUTURE-SE, projeto apresentado pelo Ministério da Educação – MEC em 2019, e que deve ser discutido no Congresso Nacional em 2020. “Em Plenária da Comunidade Universitária realizada no segundo semestre do ano passado, após discussões e debates sobre o projeto, seguimos em unanimidade com docentes e estudantes contra o future-se”, informou Ademar.

 

Imprensa Sintema.

Post a Comment

Your email is kept private. Required fields are marked *

Receba nossas notícias

Verifique sua caixa de email

em cima da hora:

FIM DE ANO | SINTEMA SUSPENDE EXPEDIENTE DURANTE RECESSO NATALINO