UM PASSEIO PELA BÍBLIA: O ENCONTRO DE JESUS COM NICODEMOS



biblia

 

Texto organizado pela associada Safira Pavão. Momento de reflexão e leitura:

 

UM PASSEIO PELA BÍBLIA

O ENCONTRO DE JESUS COM NICODEMOS

1 Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus.

2 Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.

3 A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

4 Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?

5 Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.

6 O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.

7 Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.

8 O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.

9 Então, lhe perguntou Nicodemos: Como pode suceder isto? Acudiu Jesus:

10 Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas?

11 Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que temos visto; contudo, não aceitais o nosso testemunho.

12 Se, tratando de coisas terrenas, não me credes, como crereis, se vos falar das celestiais?

13 Ora, ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do Homem [que está no céu].

14 E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado,

15 para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.

 

TRANSFORMAÇÃO DE VIDA

Nicodemos, nome grego que significa “homem do povo”, muito frequente entre os judeus ele pertencia aos principais (líderes) do judaísmo.

Nicodemos era um homem muito respeitado em sua época, dedicado a ensinar a lei tanto a líderes religiosos como ao povo em geral.

Por ser um fariseu e um líder religioso, provavelmente ele não queria ser identificado como alguém que estava interessado no que Jesus tinha para dizer.

Por isso certa noite Nicodemos procurou Jesus, pois suas palavras o haviam impressionado dizendo: “Rabi, sabemos que és mestre, vindo de Deus; pois ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele” (João 3.2).A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. (João 3.3).

Notemos, porém, que Jesus disse isso a uma autoridade espiritual entre os judeus, o que significa que todos nós, sem importar nossa condição social, precisamos nascer de novo.

Assim como viemos ao mundo através de um nascimento físico, do mesmo modo precisamos experimentar também um nascimento espiritual a fim de que possamos entrar no mundo celestial.

O novo nascimento só acontece quando aceitamos a Jesus em nosso coração, como único Senhor e Salvador.

Jesus disse que o novo nascimento implica num desprendimento desta natureza afetada pelo pecado, para que o espírito possa frutificar no reino espiritual.

Para alguns, é bastante difícil compreender plenamente como se dá o novo nascimento. O novo nascimento é para todos,Deus deseja ver em cada um de nós, um nascimento espiritual genuíno.

Nicodemos achava que por ser religioso, estava salvo. O problema é que, muitas vezes, a religiosidade nos afasta de Deus, porque a religiosidade se torna uma autojustiça. Muitos pensam assim: porque eu cumpro as regras da igreja e faço o bem aos outros, Deus me dará créditos para apagar os débitos do meu pecado.

Como nascer de novo? O novo nascimento é algo causado por Deus e não pelo homem. A Bíblia diz: “Ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito” (João 3.5).

Quando Deus age na vida de alguém, Ele purifica o coração, perdoa os pecados e derrama o Espírito Santo para que a pessoa seja capaz de obedece-Lo. Quando cremos em Jesus, a pena ou o castigo do pecado é retirado de nós. Fomos julgados na cruz, e o castigo que viria sobre nós, recaiu sobre Jesus.

Nicodemos mesmo sendo um profundo conhecedor das Sagradas Escrituras, não era um participante da nova vida, do novo nascimento gerado pelo Espírito de Deus.

Post a Comment

Your email is kept private. Required fields are marked *

Receba nossas notícias

Verifique sua caixa de email

em cima da hora:

CONVOCAÇÃO | Sintema convoca categoria para Assembleia Geral nesta quinta-feira, 19