UNIDADE | Sintema integra Etapa Preparatória do Encontro Nacional da Educação



Dirigentes do Sintema participaram, nos dias 23, e 24 de novembro, da Etapa Preparatória do III Encontro Nacional de Educação, pré-ENE, realizada no auditório do Sindicato dos Bancários, no Centro de São Luís. O Encontro Nacional da Educação é a maior articulação nacional do setor, responsável por grandes campanhas pela educação pública, laica, gratuita, de qualidade social, que discute acesso e permanência da classe trabalhadora, contribuindo para a construção de um projeto de educação por ela formulado e que a atenda de maneira plena e emancipatória.

 

Os diretores Jorge Mendes (vice-presidente); Mariano Azevedo (tesoureiro); Graça Barros (secretária da Mulher); Valmili Nina (adjunto de finanças); o trabalhador de base Marco Antonio, dentre outros trabalhadores em educação, representaram o Sintema no evento, que contou também com a participação de outros movimentos sindicais e entidades ligadas à área da Educação, como por exemplo APRUMA (Professores da UFMA) que estava na coordenação do encontro ao lado do Sintema, Sindeducação (Educadores da Rede Pública Municipal de São Luís), dentre outros.

Diretora Graça Barros participou da mesa que conduziu os trabalhos da Plenária Final.

 

O vice-presidente do Sintema ressaltou que, no atual momento adverso para trabalhadores e educação pública, debates que giram em torno da busca pelo fortalecimento e defesa da Educação Pública, são de fundamental importância, diante da atual conjuntura política internacional e nacional. “O conservadorismo bate à nossa porta, e ameaça contaminar o processo educacional, o pensamento crítico e a liberdade dos educadores, por isso, é hora de nos unirmos para defender desde a educação básica até o ensino superior, e as universidades, celeiro do pensamento múltiplo”, pontuou Jorge Mendes.

Sintema presente no pré-ENE.

 

“O pré-ENE deve desenvolver estratégias de resistência para debate no grande Encontro Nacional, momento em que todos os segmentos ligados à educação estarão reunidos para encaminhar a luta do próximo período”, assinalou Mariano Azevedo.

 

ATIVIDADES – A programação foi aberta com a palestra da professora Tânia Maria Batista Lima, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ainda pela manhã, os participantes foram divididos em oito grupos temáticos para a discussão de assuntos diversos ligados à Educação Pública (Conhecimento, Currículo e Avaliação; Financiamento da Educação; Formação de trabalhadores da educação; Gênero, Sexualidade, Orientação Sexual e Questões Étnico-Raciais; Gestão/Organização do Trabalho Escolar; Organização da Classe Trabalhadora; Trabalho na Educação e Condições de Estudo; Universalização da Educação, Acesso e Permanência).

 

Ao final cada grupo apresentou o resultado das discussões e as formas de enfrentamento desses problemas. À tarde, os grupos votaram a se reunir novamente para os debates e encaminhamentos dos temas.

 

Na programação do sábado, dia 24, foram aprovadas as deliberações durante plenária final do pré-Ene. Em breve publicaremos os encaminhamentos.

 

ENE – O III ENE será realizado em Brasília (DF) nos dias 12, 13 e 14 de abril de 2019. A programação completa será divulgada em breve!

 

Imprensa Sintema.

Post a Comment

Your email is kept private. Required fields are marked *

Receba nossas notícias

Verifique sua caixa de email

em cima da hora:

VI CONSINTEMA | Trabalhadores em Educação já podem se inscrever para participar do congresso