UNIDADE | Sintema reúne com entidades para aglutinar forças em defesa da Educação Pública



A Diretoria do Sintema, gestão “Sindicato é Pra Lutar”, reuniu nesta quinta-feira, 1º, com representantes da APRUMA – Seção Sindical do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior ANDES-SN; do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica – SINASEFE Monte Castelo; da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB Maranhão; e lideranças estudantis do Diretório Central dos Estudantes  – DCE da UFMA, e União Nacional dos Estudantes – UNE.

 

Acesse a minuta do PL que trata do FUTURE-SE: CLIQUE AQUI

 

Na oportunidade, o presidente do Sintema, Ademar Sena de Carvalho, expôs a intenção do sindicato em realizar, ao lado dessas entidades, uma grande assembleia geral conjunta na UFMA, no próximo dia 8 de Agosto, visando a mobilização em defesa da Educação Pública diante do projeto FUTURE-SE, que pretende privatizar o ensino superior público e entregá-lo ao Mercado Financeiro, a defesa da Previdência Social, e a participação na Greve Geral da Educação no próximo dia 13 de Agosto.

 

 

A professora Ilse Gomes, da APRUMA, ressaltou a importância da parceria, e a necessidade do fortalecimento da luta travada ao longo do primeiro semestre. “O problema agora é mais grave, por isso, precisamos de mais unidade e ação”, avaliou.

 

Para Áureo Mendonça, coordenador do SINASEFE Monte Castelo, os trabalhadores devem partir para a luta unidos, pois o governo, segundo ele, busca sufocar as universidades e institutos federais com os cortes de verbas que já alcançam a ordem de R$ 6,1 bilhões de reais, cerca de 25% do orçamento total das IFES.

 

Para Lucas Moraes (DCE UFMA / UNE), Elba Gabriele e Thallison Campos, ambos da diretoria da UNE, o momento é de levar os estudantes para as ruas, e, ao lado dos trabalhadores, serem resistência a todos os ataques que se colocam para a sociedade. “Não podemos retroceder, precisamos seguir unidos em defesa da Educação Pública e Gratuita”, assinalou.

 

Nesta sexta-feira, 2, as lideranças voltam a se reunir, na UFMA, e participam de uma reunião com a professora Nair Portela, reitora da UFMA.

 

Imprensa Sintema.

Post a Comment

Your email is kept private. Required fields are marked *

Receba nossas notícias

Verifique sua caixa de email

em cima da hora:

Em protesto na entrada da UFMA, técnico-administrativos pedem reposição salarial e melhorias para Educação Pública