Sintema reúne-se com Reitoria e solicita a efetiva implantação da CIS na UFMA

A Direção do Sintema, gestão “Sindicato é pra Lutar”, reuniu-se com a reitora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), professora Nair Portela, no último dia 26 de junho, para tratar de assuntos relacionados aos trabalhadores em educação da universidade. Durante o encontro, o presidente do Sintema Ademar Sena agradeceu o apoio da Reitoria para a participação dos delegados e delegadas da UFMA no XXIII Confasubra, realizado de 6 a 11 de maio, em Poços de Caldas – MG.

A primeira demanda apresentada pelo sindicato foi a efetiva implantação da Comissão Interna de Supervisão da Carreira (CIS). “Quase a totalidade das universidades federais já possuem a CIS, e nós estamos buscando implantar essa importante ferramenta de defesa da nossa Carreira”, frisou Sena.

Segundo o diretor financeiro do Sintema, Mariano Azevedo, os trabalhadores precisam utilizar a CIS contra a intenção do Governo Federal em instituir o cargo único e acabar com as mais de 300 carreiras do serviço público federal. “Seria um retrocesso muito grande para os trabalhadores e para o Brasil”, alertou o diretor.

O atual Plano de Cargos Carreiras dos Trabalhadores em Educação – PCCTAE (Lei n.º 11091/2005), foi conquistado em 2005, após quase duas décadas de luta.

O sindicato voltou a cobrar também a uma sala para o sindicato dentro da universidade, visto que todas as entidades representativas da UFMA já possuem. “Nós entendemos a natureza do pedido, por isso, vamos dar seguimento ao pleito com o levantamento das áreas disponíveis”, ressaltou a reitora.

REMOÇÃO – O Sintema solicitou a abertura de concurso de remoção para os campi do Interior, visto que a medida só é aplicada para a capital. A universidade explicou que o concurso é realizado conforme demanda apresentada, e que será determinado um levantamento para identificação de pedidos existentes.

O sindicato reforçou a necessidade da realização de um concurso de remoção para o Interior, com critérios transparentes e objetivos, e dessa forma, naturalmente haverá demanda. “Conversaremos com o RH e estudar a possibilidade de realizar o certame de remoção”, assinalou a reitora.

GEAP – O sindicato tratou sobre o aumento abusivo da GEAP Saúde realizado em 2016 de quase 30%, oportunidade em que o Sintema ajuizou ação e conquistou uma decisão suspendendo o reajuste. “No início deste ano a decisão liminar caiu, e para nossa surpresa a GEAP aplicou tanto o reajuste de 2016 quanto os 19,95% de 2018, quase 50%, por isso, gostaríamos de uma intermediação da universidade para resolução deste problema”, solicitou Ademar Sena.

“Para além disso o sindicato vai buscar os mecanismos judiciais, mas é importante debater o percentual de reajuste aplicado pela GEAP”, pontuou a diretora sindical, Graças Barros.

HU – O sindicato apresentou à reitora a problemática que os trabalhadores em educação da UFMA enfrentam dentro do’ Hospital Universitário, tendo em vista que os mesmos são submetidos ao regime celetista, mesmo sendo estatutários. “Falamos sobre as 30 horas para a Enfermagem, e auditorias realizadas em setores do hospital que teriam solicitado a revogação da redução da jornada”, ressaltou Ademar Sena.

A reitora informou que, segundo relatório apresentado pelo hospital, feito por meio de auditoria, as 30 horas implementadas de forma experimental não estavam tendo êxito devido ao não cumprimento da jornada pelos trabalhadores, o que gerou um processo de revogação dessa medida que consta em processo a ser votado pelo Conselho Universitário da UFMA.

Os sindicalistas abordaram também diversos outros assuntos de interesse dos trabalhadores, como cessão de servidores, e solicitaram a realização de reuniões específicas com setores como PRH e HU, para encaminhar as demandas apresentadas.

Participaram da reunião a secretária-geral do Sintema, Célia Segadilha; e o advogado da Procuradoria da UFMA, Cláudio Roberto.

COMUNICADO | Não haverá Plantão Jurídico nesta quinta-feira, dia 19